O Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central, e entidade que elabora as diretrizes da taxa de juros, definindo, por exemplo, quais são os critérios essenciais para a economia, determinou no dia 01/02/2023, manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, patamar em que a mesma permanece desde agosto do ano passado.
As reuniões do Copom, que têm como objetivo definir a taxa básica de juros, acontecem a cada 45 dias em média e, essa é a primeira reunião que ocorreu já com o novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além disso, é o quinto encontro seguido que estabelece que a Selic se mantenha em 13,75%. Resultado que já era esperado pelo mercado.
Inclusive, no início de 2023 o atual presidente chegou a criticar o nível dessa taxa e apoiar a queda da meta de inflação para que haja a redução dos juros.
- Leia também: Saiba tudo sobre o Copom.
Comunicado do Copom sobre as reuniões dos dias 31/01 e 01/02 de 2023
Foi avaliado que atualmente, no cenário externo, o ambiente continua pressionado pela inflação, com uma perspectiva de crescimento global abaixo do potencial.
O órgão assegura que dirigirá a política monetária de forma com que as metas sejam cumpridas e entende que a decisão é compatível com a estratégia traçada para a inflação em 2023, assegurando que não há prejuízo em relação à estabilidade dos preços.
A propósito, política monetária são as ações do Banco Central que afetam o custo do dinheiro, que são as taxas de juros, por exemplo. E o principal instrumento da mesma, é a taxa Selic, justamente a que é decidida pelo Copom.
Além disso, assim como nas reuniões anteriores, foi salientado que o Copom se manterá vigilante e que os juros continuarão elevados por um período maior para conter a inflação, podendo inclusive aumentar a taxa Selic caso o processo de desinflação não avance como o esperado.
Metas de inflação
Para fixar os juros, o Banco Central se apoia no sistema de metas de inflação. Portanto, quando a inflação está alta, a Selic é elevada e quando a inflação está em linha com as metas, o juros básico pode ser reduzido.
A meta de inflação em 2023 é de 3,25%, sendo considerada como cumprida caso varie entre 1,75% e 4,75%.
No entanto, a meta de inflação não foi cumprida nos últimos dois anos e a expectativa do mercado financeiro é de que também não seja cumprida em 2023.
FONTE G1
Por que acompanhar as reuniões do Copom?
Acompanhar as decisões realizadas nas reuniões, possibilita entender as possíveis mudanças econômicas que poderão acontecer nos próximos meses e inclusive, se antecipar a variáveis que impactam no mercado financeiro.Já que a taxa Selic influencia em muitos setores da economia, como nas operações de crédito.
O crescimento da taxa básica de juros provoca o encarecimento dos juros aplicados ao empréstimo, cartão de crédito etc.
Empréstimo Consignado
Essa modalidade de empréstimo, em que as parcelas são descontadas na folha de pagamento do benefício que será a fonte pagadora, também sofre influência sobre as mudanças da Selic.
No entanto, neste caso, o aumento da taxa Selic impacta menos do que em relação a outras linhas de crédito, como cheque especial ou cartão de crédito convencional, já que o empréstimo consignado tem normas fixadas e custos menores.
Eu gostaria de fazer uma proposta de consignado com segurança!
Nós trabalhamos com mais de 10 bancos parceiros, para que possamos te oferecer a melhor solução financeira do mercado.
Entre em contato conosco e nos diga qual a sua necessidade.
É só clicar no botão abaixo e será direcionado direto para o nosso WhatsApp.
Gostou do post? Então agora que você já tirou algumas dúvidas sobre a taxa Selic estabelecida pelo Copom na última reunião, compartilhe com seus amigos para que eles possam saber mais sobre o assunto também.
-
Além disso, nos acompanhe nas redes sociais. Postamos conteúdos informativos todos os dias.
- Nos siga no Instagram @st.financeira
- Visite nosso canal Falando em Consignado no Youtube
- Curta nossa página no Facebook @st.financeira.bebedouro
- Fale conosco pelo WhatsApp 17 99154-5630
Publicações que você também pode gostar
- Governo vai perdoar dívida do Empréstimo do Auxílio Brasil?
- 13º salário do INSS será antecipado em 2023?
- Aumento de salário do INSS mudou?