É normal estabelecer metas no começo de cada ano e, geralmente, muitas dessas metas giram em torno dos objetivos financeiros que temos. Portanto, é muito importante que façamos um planejamento financeiro. Ainda mais se levarmos em consideração que logo nos primeiros meses nós somos acometidos por diversas despesas e impostos. Por isso, trouxemos uma lista com os principais gastos desse período para que você possa se programar melhor.
-
IPTU
O Imposto sobre Propriedade Predial Territorial Urbana (IPTU) é um tributo que é cobrado uma vez ao ano a todos aqueles que têm imóveis ou terrenos.
O valor desse imposto é calculado de acordo com o valor de mercado da propriedade, caso ela estivesse à venda.
Portanto, é levado em conta questões como condição, idade, região e tipo da propriedade.
Com isso, os boletos do IPTU são encaminhados pelas Prefeituras no início de janeiro e costumam ter vencimento no mês de fevereiro (mas, isso pode variar de acordo com a cidade e data de recebimento do carnê).
Além disso, esse tributo é cobrado apenas para os donos de propriedades urbanas, já que nas propriedades rurais é cobrado o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).
-
IPVA
O Imposto de Veículos Automotores (IPVA) também é cobrado anualmente e o valor leva como base quanto o veículo vale caso ele seja colocado à venda.
Logo, é considerado o modelo, ano e Estado no qual o veículo está registrado. E, esse cálculo é modificado anualmente, sendo necessário consultar as tabelas com os valores, nos sites das secretarias da Fazenda do Estado.
Além do mais, o IPVA pode ser dividido em três parcelas ou pago de uma única vez, sendo que neste último caso pode ser oferecido desconto de acordo com o governo de cada estado.
Por fim, a data de vencimento do IPVA varia conforme o último número da placa do veículo, sendo possível verificar essa informação no site da Secretaria da Fazendo do seu Estado.
-
Seguros
Se você tem algum seguro contratado, como: seguro residencial, automotivo, de vida, de celulares etc. Saiba que esses serviços passam por renovações anualmente e, geralmente, isso ocorre no início do ano. Portanto, é importante dar uma olhada na sua apólice para verificar se é o seu caso e se será necessário pagar alguma taxa.
-
Matrículas
Aqueles que mantêm os seus filhos em escolas particulares, ou que fazem faculdade, algum curso ou até mesmo academia também devem ficar atentos, pois geralmente são cobradas as matrículas logo no começo do ano.
Aliás, já que citamos as pessoas que têm filhos em idade escolar: Neste caso é preciso se organizar para os gastos com materiais escolares também, já que de um ano para outro têm muitos que precisam ser comprados.
-
Extra: Informações sobre DPVAT.
Assim como o IPVA e licenciamento do veículo, os motoristas têm anualmente o compromisso de pagar o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).
Esse é um seguro obrigatório, que tem o compromisso de indenizar as vítimas e familiares no caso de acidentes de trânsito como invalidez permanente, morte e reembolso de despesas médicas.
Porém, desde 2021 os motoristas estão isentos do pagamento deste seguro. Sendo assim, em 2023, este será novamente um gasto a menos para os condutores de veículos.
Mas, apesar de terem sido citadas as principais despesas deste período, podem existir algumas outras que variam para cada um. Então aproveite essa lista e já pense nos demais custos que você terá, para incluí-los aqui e criar o seu planejamento financeiro.
Eu gostaria de fazer uma proposta de empréstimo!
Entre em contato conosco.
Estamos no mercado financeiro há 5 anos, trabalhando com Antecipação do FGTS; Empréstimo Consignado para os aposentados e pensionistas do INSS, assim como para os beneficiários do BPC e Empréstimo com o limite do cartão de crédito.
Trabalhamos com mais de 10 bancos parceiros, contando com as menores taxas do mercado, agilidade e segurança.
É só clicar no botão abaixo e será direcionado direto para o nosso WhatsApp.
Gostou do post? Então agora que você já conferiu quais são as principais despesas do início do ano, compartilhe com seus amigos para que eles possam saber mais sobre o assunto também.
-
Além disso, nos acompanhe nas redes sociais. Postamos conteúdos informativos todos os dias.
- Nos siga no Instagram @st.financeira
- Visite nosso canal Falando em Consignado no Youtube
- Curta nossa página no Facebook @st.financeira.bebedouro
- Fale conosco pelo WhatsApp 17 99154-5630
Publicações que você também pode gostar