Há um programa que está sendo criado pelo BIS (Banco Internacional de Compensações), que é conhecido como o Banco Central dos bancos centrais, que possibilitará transações financeiras de qualquer lugar do mundo, em segundos.
Aqui no Brasil nós já estamos familiarizados com esse tipo de transação, pois utilizamos o Pix desde 2020. Inclusive, em dois anos, ocorreram mais de 5,4 bilhões de transferências através do Pix, transformando-o no meio de pagamento mais popular do país.
No entanto, quando é preciso transferir dinheiro para fora do Brasil, percebemos que o processo não é tão rápido e sempre tem custos envolvidos. Por essa razão, está sendo desenvolvido um projeto chamado Nexus, que é como um Pix, mas internacional.
O que é o Nexus?
É um meio de transferência como o Pix que já existe no Brasil, em que é possível transferir valores de forma imediata, em qualquer dia e horário. Porém, neste caso, será possível enviar dinheiro para pessoas que estejam em qualquer lugar do mundo.
O objetivo é elaborar um meio único de transferências internacionais, que não seja burocrático.
Para isso está sendo desenvolvido uma plataforma que possibilite que os Bancos Centrais de qualquer país possam se conectar à ele.
Além disso, a plataforma também deverá fazer em tempo real a conversão de moeda, assim como tradução de mensagens.
Como vai funcionar?
A plataforma ainda está em processo de desenvolvimento, mas por hora a ideia é que os bancos centrais se conectem à plataforma, para que dessa forma, as instituições financeiras dos países possam ter um vínculo com o sistema.
Portanto, os cidadãos não precisarão baixar outro aplicativo ou se cadastrar na plataforma. Tudo será realizado no aplicativo do banco no qual a pessoa tem conta e com as chaves-pix que já possui.
Com isso, na hora de realizar a transferência será necessário apenas escolher a opção “transferência internacional” e marcar qual será o país de destino.
Porém, como citado acima, tudo isso ainda está sendo desenvolvido e testado. Além do mais, ainda não se sabe como vai funcionar em relação aos custos.
O propósito é que os custos com as transferências internacionais sejam reduzidos. Mas, ainda não foi divulgado nada em relação a quanto terá de redução. Aliás, o que pode ocorrer é que as próprias instituições financeiras cobrem alguma taxa pelo serviço.
Quando o Pix internacional será lançado?
Ainda não há uma data de lançamento divulgada.
No entanto, neste ano o BIS está conectando os sistemas de pagamentos rápidos de Singapura, Malásia e da Zona do Euro (que são os países da União Europeia que têm o euro como única moeda), para que possam fazer testes com simulações, ainda sem comprometer dinheiro de verdade.
Eles esperam que esses testes terminem o quanto antes, para que no próximo ano possam envolver outros países.
Quem poderá se beneficiar desse sistema?
A expectativa é que sejam conectados os sistemas instantâneos de pagamentos de mais de 60 países, como o Brasil.
E então, qualquer pessoa que tenha chaves de transferências desses sistemas, como a chave-Pix, possa fazer as transações.
Eu gostaria de fazer uma proposta de Empréstimo!
Entre em contato conosco.
Estamos no mercado financeiro há 5 anos, trabalhando com Antecipação do FGTS; Empréstimo Consignado para os aposentados e pensionistas do INSS, assim como para os beneficiários do BPC e Empréstimo com o limite do cartão de crédito.
Trabalhamos com mais de 10 bancos parceiros, contando com as menores taxas do mercado, agilidade e segurança.
É só clicar no botão abaixo e será direcionado direto para o nosso WhatsApp.
Gostou do post? Então agora que você já tirou algumas dúvidas sobre Pix Internacional, compartilhe com seus amigos para que eles possam saber mais sobre o assunto também.
-
Além disso, nos acompanhe nas redes sociais. Postamos conteúdos informativos todos os dias.
- Nos siga no Instagram @st.financeira
- Visite nosso canal Falando em Consignado no Youtube
- Curta nossa página no Facebook @st.financeira.bebedouro
- Fale conosco pelo WhatsApp 17 99154-5630
Publicações que você também pode gostar