Você sabe o que é o Copom? É importante saber sobre, e conhecer quais são as datas das reuniões para que possamos acompanhar as oscilações da Selic, que é a taxa básica de juros, que influencia no mercado financeiro de modo geral, como nas operações de empréstimo e financiamento. Por isso, no texto de hoje falaremos sobre o que é esse órgão; taxa Selic; oscilações do juros em 2022 e qual o calendário das reuniões em 2023.
O que é o Copom?
Copom é o Comitê de Política Monetária, órgão do Banco Central, que tem o intuito de estabelecer a política monetária do país, com isso, é a entidade que elabora as diretrizes da taxa de juros, definindo, por exemplo, quais são os critérios essenciais para a economia.
É o Copom que cria políticas monetárias e toma decisões que influenciam nos preços dos serviços, produtos, e valor da nossa moeda. Portanto, podem afetar positiva ou negativamente o poder de compra dos cidadãos.
Taxa Selic
Com isso, verifica-se que uma das mais importantes funções do Copom, é estabelecer as metas da taxa Selic, que atua como referência de crédito para empréstimos, por exemplo.
Portanto, o Comitê de Política Monetária decide sobre a manutenção ou alteração dessa taxa, que afeta totalmente o valor da moeda.
Reuniões do Copom
As reuniões acontecem durante dois dias, e se iniciam com a apresentação do panorama e desenvolvimento da economia brasileira e mundial.
Com isso, os membros do órgão estipulam os objetivos para a taxa Selic e são apresentadas as análises técnicas sobre inflação, contas públicas, atividade econômica e etc.
À vista disso, no segundo dia da reunião são definidas, através de votação, quais serão as metas da taxa Selic.
Essas decisões são divulgadas a partir das 18h do último dia de reunião e as atas, especificamente, são apresentadas da terça-feira da semana seguinte à reunião, às 08h.
Além disso, o órgão apresenta um “Relatório de Inflação” ao final de cada trimestre, em março, junho e setembro.
Por que acompanhar as reuniões do Copom?
Além dos motivos já citados acima, acompanhar as decisões realizadas nas reuniões, possibilita entender as possíveis mudanças econômicas que poderão acontecer nos próximos meses e inclusive, se antecipar a variáveis que impactam no mercado financeiro.Já que a taxa Selic influencia em muitos setores da economia, como nas operações de crédito.
O crescimento da taxa básica de juros provoca o encarecimento dos juros aplicados ao empréstimo, cartão de crédito etc.
Empréstimo Consignado
Essa modalidade de empréstimo, em que as parcelas são descontadas na folha de pagamento do benefício que será a fonte pagadora, também sofre influência sobre as mudanças da Selic.
No entanto, neste caso, o aumento da taxa Selic impacta menos do que em relação a outras linhas de crédito, como cheque especial ou cartão de crédito convencional, já que o empréstimo consignado tem normas fixadas e custos menores.
Última reunião Copom
Na última reunião deste ano, ocorrida nos dias 06 e 07 de dezembro, o Copom decidiu que vai manter o juros em 13,75% a.a., assim como nas três últimas reuniões que aconteceram em agosto, setembro e outubro.
Na última reunião do ano passado, em 2021, foi decidido que a taxa de juros Selic ficaria em 9,25%. Portanto, foi com essa taxa que iniciamos o ano de 2022. Sendo assim, ocorreu um aumento de 4,5 pontos.
De acordo com o órgão, essa definição ocorreu pois o “ambiente externo mantém-se adverso e volátil” e alegaram que ficarão vigilantes em 2023, para acompanhar se a estratégia de manter a taxa de juros em 13,75% será eficaz para segurar a inflação.
Aliás, no encontro de outubro, foi divulgado que a Selic se manteria em 13,75% por um tempo prolongado, porém, se a desinflação não ocorrer como se espera, os juros pode ter uma alta.
Aumento da taxa Selic 2022
- 08 de dezembro de 2021: 9,25% a.a.
- 02 de fevereiro de 2022: 10,75 a.a.
- 16 de março de 2022: 11,75 a.a.
- 04 de maio de 2022: 12,75 a.a.
- 15 de junho de 2022: 13,25 a.a.
- 03 de agosto de 2022: 13,75 a.a.
- 21 de setembro de 2022: 13,75 a.a.
- 26 de outubro de 2022: 13,75 a.a.
- 07 de dezembro de 2022: 13,75 a.a.
Fonte: UOL
Calendário do Copom 2023
Em 2023 acontecerão 8 reuniões do órgão, nas seguintes datas:
31 de janeiro e 1º de fevereiro |
21 e 22 de março |
2 e 3 de maio |
20 e 21 de junho |
1º e 2 de agosto |
19 e 20 de setembro |
31 de outubro e 1º de novembro |
12 e 13 de dezembro |
Fonte: Banco Central
Eu gostaria de fazer uma proposta de consignado com segurança!
Nós trabalhamos com mais de 10 bancos parceiros, para que possamos te oferecer a melhor solução financeira do mercado.
Entre em contato conosco e nos diga qual a sua necessidade.
É só clicar no botão abaixo e será direcionado direto para o nosso WhatsApp.
Gostou do post? Então agora que você já tirou algumas dúvidas sobre o Comitê de Política Monetária (Copom), compartilhe com seus amigos para que eles possam saber mais sobre o assunto também.
-
Além disso, nos acompanhe nas redes sociais. Postamos conteúdos informativos todos os dias.
- Nos siga no Instagram @st.financeira
- Visite nosso canal Falando em Consignado no Youtube
- Curta nossa página no Facebook @st.financeira.bebedouro
- Fale conosco pelo WhatsApp 17 99154-5630
Publicações que você também pode gostar