Muito se tem falado sobre o pagamento do décimo quarto salário para os beneficiários do INSS, então hoje trouxemos quais são as últimas informações sobre esse assunto.
O que é o 14º salário?
Atualmente os beneficiários do INSS, que recebem aposentadoria; pensão ou benefícios como auxílio-acidente, auxílio-doença e auxílio-reclusão, têm direito ao 13º salário, além do pagamento mensal.
Portanto, o 14º é um valor adicional que seria pago a esses beneficiários da Previdência Social e vem sendo abordado desde 2020, devido à crise econômica que ocorreu desde então.
Qual o valor do 14º salário?
Caso o projeto seja aprovado, o 14º terá como base o valor do pagamento mensal que o beneficiário recebe.
Portanto, o valor do 14º salário não poderá ser inferior ao piso do INSS, nem ultrapassar o teto estabelecido.
- Leia também: Mudanças na prova de vida do INSS.
Quando será pago o 14º salário?
Se a proposta for aprovada, o pagamento poderá ser realizado em duas parcelas, assim como acontece com o 13º salário.
Já em relação às datas, elas serão divulgadas no cronograma de pagamentos, pois em geral, os pagamentos começam com aqueles que recebem o salário mínimo e têm o benefício com final 1 e assim sucessivamente.
Portanto, mesmo que o 14º salário seja aprovado, os beneficiários deverão consultar o calendário de pagamentos para verificar as datas corretas.
Saiba mais sobre o Projeto de Lei nº 3657/2020
Os cidadãos podem dar sugestões de leis através do Portal e-Cidadania, e então, se a proposta tiver o apoio de ao menos 20 mil pessoas no período de 4 meses, e obter um parecer favorável da Câmara ou Senado, ela começará a tramitar.
Foi o que aconteceu com o PL nº 3657/2020, que foi resultado de uma sugestão do advogado Sandro Gonçalves e, após o parecer favorável, o senador Paulo Paim elaborou um novo Projeto de Lei, que é o PL 4367/2020.
No entanto, até então, nenhum dos dois projetos de lei foram aprovados pelo Senado. E, só após a aprovação na Câmara, no Senado, sanção presidencial e publicação no Diário Oficial é que o governo federal poderá de fato realizar os pagamentos.
Essa lei será aprovada?
Se formos levar em consideração os procedimentos que faltam para que a aprovação seja efetivada, o pagamento do 14º salário ainda é muito incerto.
Aliás, um dos pontos que está sendo levado em consideração, é sobre a origem dos recursos para realizar os pagamentos, já que este é um valor que ainda não foi orçado, e o cálculo inicial é de que seja necessário R$ 47,5 bilhões para o pagamento do 14º salário.
Portanto, todos os comunicados que saíram até então, afirmando que o pagamento do 14º salário será realizado, são falsos.
Eu gostaria de fazer uma proposta de consignado com segurança!
Nós trabalhamos com mais de 10 bancos parceiros, para que possamos te oferecer a melhor solução financeira do mercado.
Entre em contato conosco e nos diga qual a sua necessidade.
É só clicar no botão abaixo e será direcionado direto para o nosso WhatsApp.
Gostou do post? Então agora que você já tirou algumas dúvidas sobre o pagamento do 14º salário para beneficiários do inss, compartilhe com seus amigos para que eles possam saber mais sobre o assunto também.
-
Além disso, nos acompanhe nas redes sociais. Postamos conteúdos informativos todos os dias.
- Nos siga no Instagram @st.financeira
- Visite nosso canal Falando em Consignado no Youtube
- Curta nossa página no Facebook @st.financeira.bebedouro
- Fale conosco pelo WhatsApp 17 99154-5630
Publicações que você também pode gostar