Você estava aguardando pelo saque-aniversário mas o valor não caiu na sua conta na data prevista? Isso pode acontecer devido a diferentes causas, que serão citadas abaixo e como o valor fica disponível para saque por um período pequeno é importante que o erro seja identificado o quanto antes para que possa ser revertido.
Saque-aniversário
Saque-aniversário é a modalidade em que é liberado um percentual de todo o saldo do FGTS, uma vez ao ano, no mês do aniversário do trabalhador. Portanto, este é um caminho para aqueles que não passaram por uma rescisão contratual, por exemplo, e querem resgatar parte do saldo do FGTS.
Os valores dos saques seguem critérios pré-estabelecidos, então variam de acordo com o saldo total do FGTS do trabalhador.
Entretanto, é necessário fazer a adesão ao saque-aniversário e esse procedimento pode ser realizado pelo aplicativo do FGTS ou pelo app da Caixa Econômica Federal.
Logo, a partir de então o trabalhador sairá da categoria de saque-rescisão e caso seja demitido sem justa causa, o mesmo irá sacar apenas o valor da multa de 40%, não podendo sacar o valor integral do Fundo de Garantia. Então esse valor continuará retido na conta do FGTS.
Além do mais, se quiser voltar para a modalidade de saque-rescisão, o trabalhador poderá fazer isso após dois anos da mudança para o saque-aniversário.
Em qual conta verificar se o saque-aniversário já está disponível?
A conta do Fundo de Garantia é regida pela Caixa Econômica Federal, portanto, o saldo fica retido em uma conta da Caixa.
Porém, aqueles que optam pelo saque-aniversário devem especificar em qual conta querem que o valor do saque seja liberado. Sendo assim, no período em que o saque-aniversário estiver liberado para você, basta verificar na conta indicada se o valor já foi creditado.
Portanto, lembre-se que é importante verificar o calendário do saque-aniversário e conferir em qual período o valor ficará disponível, pois quando passar da data o dinheiro retorna para a conta do FGTS.
O valor não caiu na minha conta. Qual pode ser a causa?
Caso você tenha feito adesão ao saque-aniversário, esteja no seu período do saque e o valor não esteja disponível na conta que você indicou, pode ser que isso tenha ocorrido até para evitar alguma fraude. Portanto, a seguir você encontrará quais podem ser os motivos.
- Dados desatualizados
É importante se atentar se seus dados estão atualizados junto à Caixa. Além disso, caso você esteja com alguma irregularidade no seu CPF, isso também pode afetar a transferência bancária. Desse modo, você pode verificar se seu CPF está regular pelo site da Receita Federal.
- Divergência de dados
Se houver alguma divergência de dados, o banco pode não conseguir fazer a transferência também, e isso pode ocorrer inclusive por uma falha no sistema do próprio banco.
- Conta conjunta
Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador deve indicar em qual conta quer receber o valor. No entanto, essa conta deve ser individual.
O que fazer se o seu saque-aniversário não caiu na conta?
Em primeiro lugar confirme no seu aplicativo do FGTS ou da Caixa se você está na modalidade saque-aniversário e se está no período em que o seu saque estará disponível.
Lembrando que o saque-aniversário pode ser sacado uma vez ao ano, no mês do aniversário do trabalhador.
Em seguida, confirme se a conta que foi indicada é uma conta individual. Caso seja conjunta, ou esteja incorreta, será necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para fazer a alteração.
Se quiser fazer isso por telefone, o contato da Caixa para assuntos referentes ao Fundo de Garantia é 0800 726 0207.
Se perceber que pode ser alguma divergência de dados, você pode ir até a agência da Caixa Econômica Federal levando um documento com foto, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço, para que possam verificar para você.
E, como dito anteriormente, confirme também se o seu CPF está em situação regular na Receita Federal.
O que acontece se o valor não for sacado?
Muitos podem ficar preocupados quando percebem que o valor não caiu na conta apresentada, mas saiba que caso ocorra algum dos problemas citados acima e você não consiga corrigi-lo antes que se encerre o período do seu saque-aniversário, o valor retornará à sua conta do FGTS, para que seja sacado futuramente.
Portanto, é importante já verificar se o valor está na sua conta, logo no começo do período, para que caso tenha algum erro, dê tempo de corrigi-lo para que o valor seja sacado naquele mesmo ano.
Eu gostaria de fazer o empréstimo com garantia do saque-aniversário. Como funciona?
Aqueles que têm saldo ativo ou inativo no FGTS conseguem fazer uma modalidade de empréstimo em que é possível antecipar até 10 saques de uma só vez, permitindo assim, o resgate de um dinheiro que levaria anos para sacar e que no momento está parado lá no Fundo de Garantia.
Neste caso os bancos atuam como facilitadores para efetivar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, fornecendo o valor solicitado.
- Leia também: Quais são os juros da antecipação do FGTS?
Quer fazer a antecipação do FGTS com segurança?
Na ST – Financeira, você encontra vários bancos parceiros, sendo possível conseguir as melhores propostas.
Pode contar com a gente! Estamos te esperando!
É só clicar no botão abaixo e será direcionado direto para o nosso WhatsApp.
Gostou do post? Então agora que você já tirou algumas dúvidas sobre a pensão por morte, compartilhe com seus amigos para que eles possam saber mais sobre o assunto também.
-
Além disso, nos acompanhe nas redes sociais. Postamos conteúdos informativos todos os dias.
- Nos siga no Instagram @st.financeira
- Visite nosso canal Falando em Consignado no Youtube
- Curta nossa página no Facebook @st.financeira.bebedouro
- Fale conosco pelo WhatsApp 17 99154-5630
Publicações que você também pode gostar