Hoje em dia, com a contratação digital, é muito mais difícil praticar golpes no consignado, porém, ainda assim, de acordo com o Procon, de janeiro a setembro de 2022 ocorreu um aumento de 60% na quantidade de reclamações sobre golpes do empréstimo consignado. Portanto, muitos se perguntam o que fazer para verificar se tem algum crédito contratado em seu nome, e é sobre isso que falaremos a seguir.
Consultar o Extrato de Empréstimo
Aqueles que recebem algum benefício do INSS, têm acesso ao extrato de empréstimo, pois já que a parcela do crédito consignado é descontada diretamente na folha de pagamento, no portal Meu INSS é possível consultar todas as informações dos contratos.
Para acessar esse extrato, só é necessário baixar o aplicativo Meu INSS no celular e realizar o cadastro com seus dados.
Após entrar no aplicativo, clique em “Extrato de Empréstimo”, selecione o seu benefício, acesse “Empréstimos ativos e suspensos” e então você verá se tem empréstimo consignado em seu nome e quais são os dados da proposta, como parcela, banco, prazo, entre outras informações. Além disso, é possível baixar o documento em PDF no seu celular.
Foto: Captura de tela – Meu INSS
Demonstrativo do INSS
Outra alternativa é ir direto à agência do banco no qual você recebe o seu benefício, ou acessar o aplicativo da sua conta e procurar pelo demonstrativo de pagamento. Porém, neste caso não será possível verificar todas as informações do contrato, como na opção a cima.
No demonstrativo será possível apenas averiguar se está sendo realizado algum desconto no seu benefício.
O que fazer se perceber que tem um empréstimo consignado no meu nome sem que eu tenha solicitado?
O primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira que concedeu o empréstimo e comunicá-la de que a contratação foi feita de forma indevida, para que a mesma possa bloquear os débitos das parcelas.
Como dito neste post, é possível descobrir a instituição financeira pelo Extrato de Empréstimo do Meu INSS.
Dado que, mesmo que o banco não tenha relação com o golpe realizado, ainda assim ele é responsável por possíveis falhas na segurança na hora de aprovar o empréstimo. Diante disso, você poderá fazer uma contestação em órgãos como Banco Central do Brasil e Portal do Consumidor, por exemplo.
Além disso, outro passo é fazer um Boletim de Ocorrência apresentando à Polícia Civil o Extrato de Empréstimos Consignados.
Por fim, a vítima deve comunicar também o INSS sobre o golpe sofrido para que toda a investigação seja realizada e poderá bloquear o seu benefício para empréstimo pelo portal Meu INSS, para que não sofra novos golpes.
Dicas para evitar golpes
Algumas dicas básicas para evitar cair em golpes do empréstimo consignado, é nunca clicar em links que você não conheça a procedência.
Além do mais, nunca passe senhas das suas contas bancárias e sempre desconfie quando fizerem ofertas que pareçam muito vantajosas em relação às propostas das outras empresas ou solicitando pagamentos antecipados.
E claro, sempre feche negócios com instituições de confiança.
Quer contratar um empréstimo consignado com segurança?
Nós, da ST – Financeira, temos como missão colaborar para que este mercado seja cada vez mais transparente e confiável, inclusive, foi por isso que criamos este blog e nosso canal no youtube, para trazer mais informações.
Entre em contato conosco e nos diga qual sua necessidade.
Trabalhamos com mais de 10 bancos, para que possamos te oferecer a melhor solução financeira do mercado.
Pode contar com a gente! Estamos te esperando!
É só clicar no botão abaixo e será direcionado direto para o nosso WhatsApp.
Gostou do post? Então agora que você já tirou suas dúvidas sobre as como saber se tem empréstimo no seu nome, compartilhe com seus amigos para que eles possam saber mais sobre o assunto também.
Além disso, nos acompanhe nas redes sociais. Postamos conteúdos informativos todos os dias.
- Nos siga no Instagram @st.financeira
- Visite nosso canal Falando em Consignado no Youtube
- Curta nossa página no Facebook @st.financeira.bebedouro
- Fale conosco pelo WhatsApp 17 99154-5630
Publicações que você também pode gostar