A prova de vida é um processo que todos os que têm benefício do INSS, inclusive pensão alimentícia, devem fazer e ela existe para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Porém, neste ano de 2022 aconteceram mudanças na forma com que a mesma será realizada.
A maior dessas mudanças é que a partir do próximo ano (2023), esse procedimento será automatizado.
Isso significa que o INSS irá consultar os dados públicos, como vacinações, emissão de documentos e consultas, para detectar as movimentações dos beneficiários. Logo, estes não precisarão ir até o banco ou utilizar o portão Meu INSS para fazer a prova de vida.
Com isso, o comprovante de votação também funcionará como prova de vida, então, aqueles que votarem neste ano, já terão esse ato aceito como prova de vida do próximo ano e isso será realizado de forma automática, então o beneficiário não precisa fazer nenhum outro procedimento.
Porém, nos casos em que o INSS não conseguir identificar movimentações, o titular do benefício receberá um comunicado e essa comprovação poderá ser feita pelo Meu INSS.
Lembrando que até o fim deste ano de 2022, não é obrigado fazer a prova de vida e aqueles que não fizerem não terão o benefício suspenso.
Gostou do post? Então agora que você já tirou suas dúvidas sobre as mudanças na prova de vida do INSS, compartilhe com seus amigos para que eles possam saber mais sobre o assunto também.
-
Além disso, nos acompanhe nas redes sociais. Postamos conteúdos informativos todos os dias.
- Nos siga no Instagram @st.financeira
- Visite nosso canal Falando em Consignado no Youtube
- Curta nossa página no Facebook @st.financeira.bebedouro
- Fale conosco pelo WhatsApp 17 99154-5630
Publicações que você também pode gostar