Atualmente, sem dúvidas, a contratação do empréstimo consignado está mais segura graças à contratação digital, mas, infelizmente, ainda existem alguns golpes. Portanto, é muito importante ficar atento e se proteger.
Sendo assim, vamos listar 7 tipos de golpes que podem acontecer no meio do consignado, para que você saiba como evitá-los.
- Pagamento de entrada
Há algumas pessoas que solicitam o pagamento de uma taxa para finalizar a proposta do empréstimo, ou então pedem para que o cliente faça um depósito após a finalização da contratação.
No entanto, saiba que isso é ilegal e nenhum correspondente bancário ou banco está autorizado a pedir qualquer pagamento dos clientes, pois todos os custos relacionados ao empréstimo já estão inseridos no Custo Efetivo Total da proposta.
- Dinheiro fácil
É um fato que o empréstimo consignado tem juros mais baixos, permitindo que seja possível receber um valor maior com uma parcela pequena.
Mas, ainda assim, é importante se atentar quando perceber que as taxas de juros estão muito baixas em relação a outros bancos e financeiras ou então se porventura o valor liberado estiver muito superior, já que isso pode ser indício de fraude, pois, estes valores podem estar sendo informados apenas para atraí-lo e fazê-lo pensar que será vantagem fechar aquele contrato.
Sempre contrate seus créditos apenas com correspondentes bancários que são autorizados pelo Banco Central, como a ConsiCred.
- Falsificação de documentos
Também é indispensável que a documentação só seja enviada após se certificar de que a empresa que estiver fazendo o seu contrato é de confiança e autorizada pelo Banco Central, visto que, existem estelionatários especialistas em falsificação de documentos, para que os mesmos sejam utilizados para fazer a contratação de empréstimos que serão liberados em contas bancárias de terceiros.
- Senha da sua conta bancária
Além do mais, nunca envie suas senhas para ninguém.
Para realizar a contratação do empréstimo consignado não é necessário comunicar a senha de acesso à sua conta bancária, sendo preciso apenas enviar seus documentos como RG ou CNH, comprovante de endereço e referente aos dados bancários, informe apenas o número de agência, assim como número da sua conta, mas jamais a senha.
- Funcionários falsos do INSS
Outro golpe muito comum é o qual os golpistas oferecem o empréstimo consignado, mas com o intuito de passar ainda mais confiança, fingem ser funcionários do INSS.
Contudo, os funcionários do INSS nunca oferecem nenhum crédito ou serviço financeiro. Então, sempre desconfie quando algo assim acontecer.
- Liberação de empréstimo mesmo estando sem margem
É conhecido que os beneficiários do INSS têm um valor máximo que podem comprometer do pagamento por mês como parcela de empréstimo consignado.
No entanto, há pessoas que entram em contato com beneficiários que já utilizaram toda a margem consignável e alegam que conseguem fazer a liberação de mais crédito consignado novo, conseguindo extrapolar o limite do INSS.
Entretanto, saiba que isso não é possível, e provavelmente você estará contratando um empréstimo pessoal, com taxas de juros muito superiores ao crédito consignado.
Sendo assim, caso você já tenha excedido a sua margem para empréstimo, é permitido fazer refinanciamento ou portabilidade de contratos que você já possui e com isso liberar um valor para você sacar, sem aumentar o valor da sua parcela mensal, porém, para isso, é necessário verificar se seus contratos permitem essa operação.
- Falsa portabilidade
Por fim, vem se tornado muito comum o golpe no qual uma pessoa entra em contato com o beneficiário simulando ser correspondente bancário e diz ter uma proposta de consignado em um banco diferente do contrato atual do beneficiário. Logo, propõe uma portabilidade, com condições mais vantajosas, todavia, após a operação o cliente descobre que tudo se tratou de um fraude, e o que era para trazer benefícios, na verdade trouxe custos ainda maiores, por exemplo, com o aumento do valor da parcela mensal.
Por isso, sempre que for contratar alguma operação de crédito, leia os itens da contratação antes de realizar a sua assinatura.
Qual ação tomar se sofrer algum golpe no empréstimo consignado?
Em primeiro lugar, é importante registrar um boletim de ocorrência sempre que sofrer qualquer tipo de golpe.
Além disso, há mais três canais nos quais você deve registrar esse tipo de reclamação, que são:
- Ouvidoria do INSS pelo número 135;
- Setor de reclamação do Banco Central através do número 145 ou clicando neste link;
- E por fim, no Procon da sua cidade ou pelo canal do consumidor.
Além de que, é importante reunir todas as provas relacionadas ao golpe ocorrido, como documentos, mensagens e etc.
Saiba também que é seu direito que a instituição financeira disponibilize cópia do contrato de empréstimo, sendo que isso também poderá servir como prova.
E, se for necessário, entre com um processo na Justiça para pedir o ressarcimento ou cancelamento das cobranças indevidas.
Quer contratar um empréstimo consignado com segurança?
Nós, da ST – Financeira, temos como missão colaborar para que este mercado seja cada vez mais transparente e confiável, inclusive, foi por isso que criamos este blog e nosso canal no youtube, para trazer mais informações.
Entre em contato conosco e nos diga qual sua necessidade.
Trabalhamos com mais de 10 bancos, para que possamos te oferecer a melhor solução financeira do mercado.
Pode contar com a gente! Estamos te esperando!
É só clicar no botão abaixo e será direcionado direto para o nosso WhatsApp.
Gostou do post? Então agora que você já tirou suas dúvidas sobre quais são os golpes do Empréstimo Consignado, compartilhe com seus amigos para que eles possam saber mais sobre o assunto também.
-
Além disso, nos acompanhe nas redes sociais. Postamos conteúdos informativos todos os dias.
- Nos siga no Instagram @st.financeira
- Visite nosso canal Falando em Consignado no Youtube
- Curta nossa página no Facebook @st.financeira.bebedouro
- Fale conosco pelo WhatsApp 17 99154-5630
Publicações que você também pode gostar